\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

TERRA SEM LEI: Justiça cogita o fechamento de Vara do Trabalho de Unaí

Amigos e amigas,

É lamentável que o TRT de MInas Gerais, cogite o rebaixamento da JT em Unaí, para posto avançado de Muriaé, distante quase cerca de 500 km de Unaí. 

Os postos avançados, via de regra, sofrem problema de pessoal, são dependentes de das Prefeituras, tendo pouco servidores da própria Justiça. 

Em Unaí, salvo engano, o Prefeito da cidade é o principal acusado de ser o mandante da "Chacina de Unaí", com o que podemos  se a Justiça do Trabalho de lá, deixar de ser Vara, sendo rebaixada a Posto Avançado, dificilmente contará com apoio do Município.

Outrossim, tenho dois casos em andamento , um reflexo exato do que ocorre naquele lugar, de Assédio Moral na Justiça do Trabalho de Unaí. São os 2 mais brutais caso de assédio moral que já assisti no meu escritório.

Sem o status de Vara do Trabalho, tudo será mais lento na Justiça do Trabalho em Unaí. O sentimento de impunidade e de medo que percorre aquela região restará fortalecido.

Veja abaixo matéria do Agência Reporter Brasil sobre o tema:

Justiça cogita fechamento da Vara do Trabalho em Unaí

Baixo movimento processual justificaria "rebaixamento" de Vara para Posto Avançado. Para procuradores, base de Unaí (MG) impede que a região, onde houve chacina de fiscais em 2004, se torne "território sem lei" trabalhista

Por Maurício Reimberg

Proposta em discussão na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em Minas Gerais, prevê o fechamento da Vara de Unaí (MG), município marcado pela execução de quatro integrantes de uma equipe fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em janeiro de 2004. O episódio ficou conhecido, dentro e fora do país, como "Chacina de Unaí". A partir de um estudo, o projeto será enviado ao pleno do TRT da 3ª Região, formado por 36 desembargadores. Ainda não há prazo definido para a votação.



Adriano Espíndola Cavalheiro

Um comentário:

Anderson Botelho disse...

Companheiros do blog,
Envio para vocês um link para um episódio vergonhoso no movimento sindical ocorrido em recife: no dia 20 de maio, os servidores, cujo sindicato é o sindsepre (que é o sindicato dos servidores em geral), organizaram uma assembléia que tinha como principal ponto de pauta a deflagração de greve (que já havia sido decretada desde o dia 15/05). Após, em sua maioria, posicionarem-se a favor da deflagração, os servidores viram o presidente do sindsepre colocar o microfone debaixo do braço (literalmente) e sair correndo. Em sua última fala, o dirigente marcou uma nova assembléia para a próxima quarta-feira e negou-se a declarar a deflagração da greve. Logo será divulgado um vídeo no youtube mostrando todo o episódio.
Após isto, os servidores municipais foram ao sindicato e ocuparam-no. Lá, organizamos comando de greve independente do sindicato. Os trabalhadores estão dispostos a encarar esta batalha com ou sem sindicato dado o nível de insatisfação com as suas condições de trabalho.
link do vídeo da assembléia:
http://www.youtube.com/watch?v=8feIyx-hgBg

Saudações,
Anderson.