\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL: mineiros da Conlutas declaram apoio aos grevistas da Vale no Canadá

Nos dirigimos a vocês para levar um forte abraço de luta dos mineiros da região de Minas Gerais, Brasil.

Nos solidarizamos com vocês que estão lutando contra a ganância da Vale, que quer, de todas as maneiras, tanto no Canadá quanto no Brasil, descarregar todo o peso da crise mundial sobre nossas costas, justo nós que não criamos esta crise.

Nossa língua é diferente, os minerais que extraímos do solo também são diferentes, mas nossa luta é a mesma. Desde longe, somos irmãos de vocês, na luta e na vida.

Das grandes transnacionais e de todos os governos do mundo, que protegem e ajudam a estas grandes empresas, não podemos esperar nada!

Só o abraço fraterno dos irmãos trabalhadores de todo o mundo pode recuperar nossos direitos e a soberania sobre o nosso território e subsolo, totalmente dominado por estas grandes empresas mineradoras.

Toda a riqueza que criamos é apropriada pelos grandes bancos internacionais. Os donos da Vale hoje são os grandes bancos internacionais como o Citibank, HSBC, J. P. Morgan, Barclays e o Morgan Stanley. Boa parte da riqueza que criamos termina com a multibilionária família Rockfeller, dona do J.P. Morgan.

Estes bancos se uniram e querem cortar nossos direitos, diminuir nossos salários, acabar com nossa aposentadoria, prejudicam nossas comunidades mineradoras, deixando crateras e poluição, onde havia montanhas de minério.

Queremos dizer-lhes, desde o Brasil, que o frio que vocês estão passando, nos piquetes de greve, durante o rigoroso inverno canadense, é o prenúncio de calor humano para todos nós, trabalhadores do Brasil e do mundo.

Adiante companheiros e companheiras!

Saibam vocês grevistas da Vale Inco de Sudbury, Port Colburne e Voissey’s Bay, que desde estas comunidades do Canadá, brilha a luta da humanidade por melhores dias para os que produzem a riqueza do mundo.

Contem conosco para o que seja necessário!

Exigimos que a Vale respeite os direitos dos trabalhadores da Vale Inco Canadá e conceda suas reivindicações.

Viva a união internacional dos trabalhadores!

Sindicato dos Mineiros de Itabira

Sindicato dos Mineiros de Congonhas

Minas Gerais, Brasil, 16 de outubro de 2009.

Sobre o dia mundial sem carro

 

 

Trata-se, na origem, de um protesto contra a “dominação do automóvel” e uma forma de conscientização para os problemas ambientais causados pelo seu uso exagerado. Consiste em você deixar seu carro em casa e usar outro meio de transporte, de preferência um não poluente, como a bicicleta, ou andar a pé mesmo.

Apesar das boas intenções dos participantes, assim como a ação do dia sem sacólas plásticas, a ação inverte a responsabilidade pela poluição atmosférica e o aquecimento global…

Leia mais, clicando aqui

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PRISIONEIROS ILEGAIS: saiba um pouco mais sobre o estado de Israel

Pode ser considerado democrático um país, fundamentado em determinada raça, que mantém pessoas de outra nacionalidade presas sem qualquer condenação ou processo judicial?

Para a mídia ocidental e para o “nobel da paz” OBAMA e imperialismo por ele comandado, a resposta é sim.

Afinal, o enclave racista de Israel é considerado para tais como o grande exemplo democrático a ser seguido na região do Oriente Médio,

Entretanto, segundo as Ong’s B'Tselem e Hamoked há cerca de 335 palestinos em "prisão administrativa", no estado sionista (Israel), dos quais um é menor de idade e outros três mulheres.

Um verdadeiro absurdo!

Leia mais sobre o assunto, acessendo o Blog Somos todos Palestinos, donde há mais dados sobre o assunto aqui tratado e remissão à fonte da notícia.

Adriano Espíndola

Clique aqui para acessar o blog SOMOS TODOS PALESTINOS

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Ainda o Pré-sal: Entrevista com Ildo Sauer

O petróleo continua exercendo um papel essencial para que esta forma de produzir permaneça. Este é o problema maior. Não podemos vincular o problema a uma fonte natural, o problema está na sociedade, na sua organização para a produção”. É isso que aponta o engenheiro nuclear e ex-diretor da Petrobras, Ildo Sauer. Em entrevista à IHU On-Line, realizada por telefone, Sauer crítica o governo, principalmente, no que diz respeito à condução das questões que envolvem a exploração e os recursos do petróleo que está sob a camada do pré-sal. Ele analisa, nesta conversa, a exploração do petróleo em relação à crise ecológica, modelos de exploração, a criação da Petrosal, e responde também a relação que tudo isso tem com as próximas eleições presidenciais. Para Ildo, “estamos sacrificando a chance de administrar o país a longo prazo em nome da disputa imediata pelo poder para reproduzir esse sistema”.

domingo, 11 de outubro de 2009

O dia em que conheci a Mercedes Sosa...

 

A Negra, a Índia, a Mulher, a Cholita comunista


O dia em que conheci a Mercedes Sosa...
Estas letras são um encontro com um pedaço do meu passado, com uma página da minha juventude, com a raiva, com o ódio que morde devagar, até sangrar os lábios, a dos punhos fechados contra a injustiça, a violência, contra as botas assassinas.

O dia em que conheci Mercedes Sosa.

Não foi em um teatro, foi no cenário da vida, como uma jovem do interior, igual a ela, a conheci na universidade, em uma universidade “ocupada” pelos estudantes, lutando contra os que queriam impor o que devíamos vestir, o que devíamos estudar, o que devíamos pensar.

Leia o restante do artigo no Blog  Molotov, clicando aqui