\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

sábado, 3 de agosto de 2013

DO SAN7OS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA: "EU SOU VOCÊ AMANHÃ" - CRÔNICA DO MARACANAZO ANUNCIADO

CELSO LUNGARETTI

O São Paulo conseguiu a proeza de perder por 0x2 de um Bayern que, voltando das férias, estava sem ritmo de jogo e menos eficiente nas conclusões. Mas, a comparação é vergonhosa: os alemães finalizaram 33 vezes, contra três míseros arremates tricolores!

Um ferrolho digno de timinho e os milagres do Rogério Ceni evitaram que a superioridade dos campeões europeus se traduzisse numa acachapante goleada.

Menos sorte teve o Santos, pois o Barcelona lhe sapecou 8x0, sem dó e sem sequer suar a camisa. Além de colocar duas bolas nas traves e de ter um pênalti não assinalado em seu favor (talvez o árbitro tenha se apiedado do time que, meio século atrás, era o melhor do mundo).

Os augúrios para 2014 são os piores possíveis.

Passei a meninice ouvindo meu pai relatar quão terrível foi a decepção dos brasileiros com o fiasco de 1950. Fico desolado ao perceber que nossa Seleção marcha para um novo maracanazo. E isto se chegar à finalíssima, o que nem de longe é a hipótese mais provável.

Por quê? Porque o futebol brasileiro está a anos-luz do europeu. E a conquista de uma Copa das Confederações disputada com descaso pelos visitantes ilustres está atirando poeira colorida nos olhos de nossos torcedores. Só o Galvão Bueno não viu (ou fingiu não ver) que os espanhóis, em véspera de férias, vieram mesmo é para pegar praias e prostitutas.

Numa competição pra valer, que todos vão querer ganhar, não bastará termos um técnico LIMITADO e ULTRAPASSADO no banco para motivar o elenco e outro (a eminência parda mal encoberta por uma folha de parreira) ensinando-lhe como copiar receitas alheias que deram certo: a do Bayern contra o Barcelona na Liga dos Campeões e a da Itália contra a própria Espanha na semifinal de três dias antes.

Será necessário, isto sim, um treinador COMPETENTE e ATUALIZADO, capaz de responder de bate pronto às surpresas, inovações táticas e variantes que certamente serão apresentadas pelos principais adversários --algo, aliás, que o espanhol Vicente del Bosque esqueceu de trazer para o Brasil, ou porque estivesse escondendo o ouro, ou por ser mesmo tão pachorrento quanto parece.

Precisaremos de alguém como Tite, que descobriu sozinho a fórmula para dar um nó tático em Rafa Benitez, tornando menos desigual a disputa com o Chelsea em dezembro. Tanto que os corinthianos estão até hoje acendendo velas para São Cássio, o outro grande responsável pela moeda que caiu em pé.

Felipão e Parreira, somados, hoje não dão meio Muricy (ou um terço do Tite). Se nada de diferente acontecer até o Mundial, a dupla já-vi-dias-melhores conduzirá nosso Titanic para o desfecho indesejado, mas pra lá de previsível. Quem viver, verá.

Por último: os patriotas da Rede Globo foram unânimes em achincalhar os jogadores santistas por sua apatia e falta de atitude, como se os coitados tivessem qualidade para serem algo mais do que sparrings ou sacos de pancada do Barça.

Palavras tão exaltadas não terão algo a ver com a dificuldade para tornarem rentável a Copa se o povo descrer das chances brasileiras? Ou seja, com o medo de que se desmanchem as ilusões ensejadas pela copinha caça níqueis de junho?

Me engana que eu gosto.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A Esperança por Vladimir Maiakovski

Maiakosvisk

Injeta sangue no meu coração, enche-me até o bordo das veias! Mete-me no crânio pensamentos! Não vivi até o fim o meu bocado terrestre , sobre a terra não vivi o meu bocado de amor. Eu era gigante de porte, mas para que este tamanho? Para tal trabalho basta uma polegada. Com um toco de pena, eu rabiscava papel, num canto do quarto, encolhido, como um par de óculos dobrado dentro do estojo. Mas tudo que quiserdes eu farei de graça: esfregar, lavar, escovar, flanar, montar guarda. Posso, se vos agradar, servir-vos de porteiro. Há, entre vós, bastante porteiros? Eu era um tipo alegre, mas que fazer da alegria, quando a dor é um rio sem vau? Em nossos dias, se os dentes vos mostrarem não é senão para vos morder ou dilacerar. O que quer que aconteça, nas aflições, pesar... Chamai-me! Um sujeito engraçado pode ser útil. Eu vos proporei charadas, hipérboles e alegorias, malabares dar-vos-ei em versos. Eu amei... mas é melhor não mexer nisso. Te sentes mal?