\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

sexta-feira, 13 de março de 2009

RECEITA DE DOMINGO: Polenta Tropeira

Amigos e amigas,

Sempre que possível vou postar aqui uma receitinha, é claro para os que gostam da arte culinária como eu, para vocês arriscarem no final de semana.

Vou inauguar com a receita de uma polenta "POLENTA TROPEIRA", um prato de dificuldade média,  mas um belo exemplar da culinária mineira.
Quem arriscar fazer, me diga depois como ficou.

Abraços,

Adriano Espíndola

IGREDIENTES
01 molho de salsa picada
100 gramas de milho verde
01 molho de cebolinha picada
sal a gosto
três pitadas de alecrim.
100 gramas de pimentão verde
100 gramas de cebola picada
200 gramas de tomate picado
100 gramas de bacon picado
500 gramas de carne de boi picada
500 gramas de pernil picado
200 gramas de mussarela
300 gramas de queijo fresco picados em pedaços médios (do tamanho de um queijo de espetinho de churrasco)
250 gramas de fubá
01 xícara de óleo
02 litro de água
150 gramas de massa de tomate
cheiro verde a gosto.

::Modo de preparar::

Refogue metade do alho em uma panela com duas colheres de óleo e depois acrescente um litro de água quente. Coloque o fubá em uma vasilha com água fria e mexa até dissolver. Acrescente o fubá já dissolvido na panela e deixe em fogo brando por 15 minutos. Durante este  tempo, coloque um pouco de água quente à medida que o angu for cozinhando.

Enquanto isso, em outra panela, refogue o bacon com duas colheres de óleo. Depois de refogado, reserve o bacon e, na mesma panela, refogue a carne de boi. Em outra panela, já com a outra metade do alho dourado, refogue o pernil com mais duas colheres de óleo. As carnes podem ser temperadas a gosto.

Para preparar o molho, pegue uma panela com óleo, refogue a cebola e depois acrescente o pimentão, a cebolinha, o tomate, a salsa e adicione sal a gosto.

Coloque mais uma colher de óleo e deixe cozinhando por mais ou menos dez minutos. Depois de
pronto, acrescente o bacon já frito, o milho verde e a massa de tomate. Se quiser, pode salpicar
um pouco de cheiro verde e as pitadas de alecrim. Deixe fritar por três minutos. Depois de frito, ponha a carne de boi e  de porco, mexa bem, acrescente um litro de água quente e deixe ferver por cinco minutos. No último minutos acrescente o queijo.

Depois de tudo pronto, monte o prato:

Unte o recipiente com óleo. Coloque uma camada de angu, depois uma camada do molho, outra de angu e assim sucessivamente, como se fosse uma lasanha, até restar a camada do molho por cima. Acrescente a mussarela  e a cebolinha picada.


Agora é só saborear o prato, que deve ser servido com arroz branco. Tem alguns igredientes meus nele. Mas a origem da receita é da época das tropas de boi, que cruzavam o sertão. O prato é extremamente forte, nutritivo. 

Até quem não gosta de polenta vai gostar desta.
Boa apetite.

Nenhum comentário: