\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BENTO XVI ACUSADO DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE NO TRIBUNAL DE HAIA

As vitimas de abusos sexuais cometidos pela Igreja Católica, entraram com um pedido ao Tribunal Internacional de Haia para investigar o Papa Benedito XVI e outros expoentes da hierarquia da Igreja.

A acusação é que Bento XVI acobertou os abusos sexuais cometidos pelos membros da Igreja contra os menores indefesos. O recurso, acusa também o  secretario de Estado, o cardinal Tarcisio Bertone, o seu predecessor, o cardinal Angelo Sodano, e o prefeito da Congregação da doutrina da fé, cardinale William Levada.

Quem promove a iniciativa - que não tem precedentes na historia - são  duas organizações americanas, o Centro para os direitos constitucionais (Center for Costitutional Right) e a Snap (Survivors Network of those abuse by Priest).

Os advogados já apresentaram a Corte de Haia um dossier de 80 paginas e explicaram que o recurso à Corte internacional foi necessário «porque as acoes legais conduzidas a nível nacional não foram suficientes para impedir que os abusos contro os menores continuassem».

O recurso reguarda em particular cinco casos de abusos sexuais ocorridos no Congo e nos Estados Unidos e cometidos por padres provenientes da Bélgica, da Índia e dos Usa.

Será agora o procurador geral da Corte, Louis Moreno-Ocampo, que deverá  decidir se aceita ou não o recurso correndo o risco de criar muita polemica num caso delicado contra o Papa.

Com informações de Affari Italiani e Libero.it e do Blog Cinderela se rebela

Nenhum comentário:

Ultimas postagens