\

Sejam bem vindos. O objetivo deste Blog é informar as pessoas sobre os mais variados assuntos, os quais não se vê com frequência nas mídias convencionais, em especial acerca dos direitos e luta da juventude e dos trabalhadores, inclusive, mas não só, desde o ponto de vista jurídico, já que sou advogado.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

TODO APOIO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UBERABA

Anderson Adauto, prefeito de Uberaba há quase oito anos, foi eleito com apoio de partidos que se dizem representantes da classe trabalhadora, como o PT e o PCdoB, presentes até hoje em seu governo e que hegemonizam centrais sindicais como a CUT e a CTB. Este fato fez com que diversos sindicalistas, e até mesmo entidades sindicais, representantes dos servidores públicos municipais, acreditassem que no governo deste senhor, o funcionalismo seria respeitado e valorizado, inclusive, com recomposição das perdas salariais acumuladas nos longos anos que Uberaba foi governada pelo antigo PFL (atual DEM), com o apoio de outros partidos dos patrões, como do PSDB, PTB e PDT.

Entretanto, em mais este aspecto o governo Anderson Adauto revelou-se em decepção para aqueles que nele acreditavam. Perseguição ao movimento e a dirigentes sindicais, resistência em realizar negociações coletivas, retirada de direitos adquiridos, aumento da jornada de trabalho, perseguição, desrespeito e terror psicológicos nos locais de trabalho e salário de miséria, sem sombra de dúvidas, é a marca registrada da relação de Anderson Adauto com os trabalhadores da prefeitura.

Pela desvalorização do funcionalismo, praticada com eficiência pelo Governo Anderson, por exemplo, é comum servidores do município ganharem menos que um salário-mínimo como salário base, o que moralmente é uma vergonha para toda a cidade e um drama para esses trabalhadores, que tem suas condições de vida cada dia mais deterioradas pelas opções de um político falastrão e envolvidos em diversos casos de corrupção.

Neste momento, os servidores municipais, mais uma vez, tentam fazer o Sr. Adauto Adauto a cumprir o mínimo de seus compromissos, atendendo as reivindicações salariais da categoria, na negociação coletiva em curso. Entretanto, como lhe é peculiar, o prefeito mantém-se irredutível com os trabalhadores, oferecendo índices de correção salarial que sequer podem ser chamados de proposta de aumento, pois não repõe nem mesmo as percas causadas pela inflação sobre os salários do funcionalismo da prefeitura, numa clara demonstração do descompromisso deste governo com os trabalhadores.

Diante deste quadro, não restam aos servidores municipais da prefeitura, inclusive, aos profissionais da Educação e do Codau, unirem-se e se preparem para uma dura batalha por seus direitos. Por isso, o PSTU saúda a decisão da categoria, tomada em recente assembleia geral, em declarar greve de advertência por um dia, na próxima quarta-feira, dia 04.04.2012, em resposta ao governo Anderson.

Mas apenas uma greve de advertência, para fazer frente a teimosia e insensibilidade de Adauto, não basta. Aos sindicatos que representam os servidores municipais (SSPMU, SINDAE e o SINDEMU) cabe a tarefa de construir uma greve geral do funcionalismo municipal, por tempo indeterminado, convocando pequenas paralisações diárias, por meios das quais seja atrasada, para realizações de assembleias nos locais de trabalho, por volta de uma hora, a entrada no serviço, com o objetivo mobilizar mais e mais trabalhadores na justa luta neste momento travada e decretar a GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO. Acreditamos, ainda, que estes sindicatos devem construir comandos de mobilização, elegendo comissões de trabalhadores, nos locais de trabalho, para que a greve seja construída efetivamente pela base e não fique apenas no campo das bravatas.

O PSTU declara seu total e irrestrito apoio aos servidores públicos municipais de Uberaba, alertando a estes companheiros que somente sua mobilização e luta poderão fazer o governo do Sr. Anderson Adauto, exíguo representante dos usineiros e grandes empresários, a atender as justas reivindicações da categoria.

DIREÇÃO MUNICIPAL DO PSTU DE UBERABA.

Nenhum comentário: