José Maria de Almeida, o Zé Maria, pré-candidato a presidente da República pelo PSTU, inicia uma visita ao Haiti nesta semana. Durante quatro dias, até 3 de abril, ele percorrerá o país, conhecendo a situação dos haitianos após o terremoto e reunindo-se com representantes de sindicatos e movimentos sociais.
Zé Maria fará parte de uma delegação da Conlutas (Coordenação Nacional de Lutas), que levará a solidariedade dos trabalhadores brasileiros. A Conlutas tem feito uma campanha que já enviou R$ 160 mil ao povo haitiano. Trabalhadores de todo o país fizeram doações, como os metalúrgicos da General Motors, de São José dos Campos. "Essa campanha é muito importante, porque é uma solidariedade de classe. São os trabalhadores daqui ajudando os de lá", afirma Zé Maria.
Além da solidariedade, a visita e a campanha apóiam a luta pelo fim da ocupação militar, comandada pelo Brasil. "Defendemos a imediata retirada das tropas da ONU. O Haiti precisa de médicos, engenheiros, alimentos, e não de soldados. A verdadeira função das tropas lá é proteger os interesses das empresas, e para isso, chegam a reprimir os protestos contra o menor salário das Américas", afirma Zé Maria.
Se Lula abandona todas as tradições da esquerda ao se aliar a Bush, Clinton e Obama na ocupação militar do Haiti, Zé Maria vai a esse país para mostrar que o governo não fala em nosso nome.
O internacionalismo concreto é parte das tradições da esquerda socialista. Nos tempos atuais em que vemos tantos exemplos da degradação da esquerda simbolizadas nas práticas do PT, é muito bom resgatar bandeiras tão importantes como o internacionalismo proletário.
Os holofotes da grande imprensa não estarão lá, mas seguramente os ativistas que saberão dessa visita estarão orgulhosos de saber que sua luta contra a ocupação militar do país vai estar representada nessa delegação. E ajudarão a divulgá-la, lutando contra a corrente.
Leia também no PORTAL DO PSTU:
Bush limpa as mãos após cumprimentar haitiano
Zé Maria: “É preciso uma candidatura que exija o fim da ocupação militar”
Nenhum comentário:
Postar um comentário